Fontes de pesquisa acadêmica na internet

Preparei apresentação em power point com dicas e links de pesquisa acadêmica na internet para a minha Turma Pesquisa em Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.  Aproveitei para referenciar uma entrevista dada por Umberto Eco à época da inauguração de sua exposição Vertige de la liste no museu do Louvre, em 2009. A provocação do literato italiano é a de que a arte de organizar o caos de informações com o qual nos deparamos hoje e saber classificar conteúdos dentre o que é realmente importante ou significativo é, em verdade, uma verdadeira expressão do nível cultural de cada um. As listas do Google são, segue o italiano Eco, um desafio que precisamos enfrentar. Aliás, aproveitei para dar visibilidade a outros caminhos de pesquisa dentro do google. É preciso ter clareza que a ordem de apresentação das listas no google, a partir de nossas buscas,  não é uma ordem de relevância absoluta. É possível que o que realmente seja valioso para nossos interesses esteja classificado num ponto muito distante das primeiras colocações. Concordo com Eco quando ele diz que uma das importantes tarefas dos professores nos dias de hoje seria estabelecer diálogo e relações de ajuda para que os alunos possam discriminar com consciência e assim separar o que seria realmente relevante numa pesquisa na internet. Na apresentação que fiz inseri caminhos para repositórios de instituições qualificadas, nacionais e internacionais, que nos dão uma certa segurança sobre a pertinência acadêmica dos conteúdos hospedados ou referidos. Uma outra coisa que procurei evidenciar é o acesso aos periódicos do Portal Capes. Há muita coisa boa por lá e tenho percebido que os alunos estão entrando e saindo de seus mestrados e doutorados sem fazer uso dessa importante ferramenta de consulta sobre os artigos de referência, principalmente os de lingua estrangeira, das diferntes áreas de conhecimento.

Confira a apresentação e contribua enviando mais caminhos de pesquisa: FONTES_E_DICAS_DE_PESQUISA_NA_INTERNET

5 comentários em “Fontes de pesquisa acadêmica na internet

  1. A apresentação contém muitas opções de sites para pesquisa, e o principal, com conteúdo confiável. Ao mesmo tempo que a Internet permite acesso a informação, precisa haver direcionamento e objetividade, caso contrário “deixamos de ser pássaros e nos tornamos pluma”.
    Como contribuição, segue indicação do site da Biblioteca Virtual de Educação – BVE – http://bve.cibec.inep.gov.br/default.asp

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s