RECREAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESABRIGADOS NA SERRA – CAMPANHA

PRODUÇÃO DE CRIANÇAS EM ABRIGO DE TERESÓPOLISCar@,
Todos nós estamos sensibilizados com a tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro. Diferentes setores da sociedade e dos poderes públicos estão se mobilizando para minorar os efeitos da crise. Além do grande número de vítimas fatais, temos a situação de milhares de desabrigados e desalojados nas cidades serranas. Uma das conseqüências da situação de abrigamento é o estresse causado pela falta de atividades que atinge especialmente crianças e adolescentes. Pensando nisso, um grupo esteve na cidade de Teresópolis neste último sábado, 22.01, para sondar as autoridades locais sobre o interesse e viabilidade do desenvolvimento de atividades recreativas para crianças e adolescentes em situação de abrigo na cidade. Nesta ocasião o grupo levou brinquedos e material de recreação que foram distribuídos em três abrigos indicados pela Defesa Civil, sendo que num deles passaram uma agradável tarde de brincadeiras com cerca de 40 crianças.
A representante da Defesa Civil com a qual conversamos disse que não há qualquer tipo de trabalho de recreação coordenado para os abrigos. A prioridade do poder público e da sociedade civil tem sido a atenção emergencial – distribuição de donativos, atenção à saúde, cadastramento para moradia, etc. Há 33 abrigos cadastrados pela Defesa Civil na cidade de Teresópolis dos quais obtivemos a lista de endereços e contatos. Constatamos que os responsáveis pelos abrigos estão se esforçando para promover atividades com crianças e adolescentes, porém, faltam recursos humanos e materiais para isso.
Diante desse cenário estamos propondo a criação de uma rede de voluntários para realizar atividades recreativas com crianças e adolescentes nesses abrigos. Pensamos que você poderia embarcar nessa proposta conosco. Estamos cadastrando pessoas que tenham disponibilidade para viajar por conta própria para Teresópolis e realizar atividades nos abrigos cadastrados. Montaremos grupos segundo os dias de disponibilidade e atividades a serem desenvolvidas. Os grupos, atividades e escala de visitação aos abrigos serão organizados de acordo com as informações de uma ficha que segue no final desta mensagem. Nós faremos contato com cada voluntário para confirmar o dia da atividade conforme sua sugestão na ficha e informar quem mais comporá o grupo do dia. Pedimos que você preencha a ficha e nos envie para o e-mail: recreacaovoluntaria@gmail.com. Os grupos terão que se organizar para passar nos locais de coleta de doações com antecedência para buscar o material que será levado para Teresópolis. É imprescindível que todos os voluntários sigam primeiramente ao ginásio Pedrão onde está centralizado o cadastramento de voluntários. Só depois disso é que se pode seguir para os abrigos indicados.
Também serão necessárias doações de materiais para as referidas atividades, tais como: brinquedos para diversas idades e em bom estado de conservação; livros infanto-juvenis; massa de modelar; giz de cera; lápis de cor; hidrocor; cartolina; papel para desenho; papel dobradura; cola colorida; bexiga (balão de encher); tinta facial etc. O material recebido em doação será distribuído aos abrigos através da própria rede de voluntários criada por todos nós. Essa lista é apenas uma sugestão, outros itens para recreação são bem-vindos.
As doações podem ser entregues nos seguintes endereços:

NITERÓI:

Rua Dr. Nilo Peçanha, n. 95, Ingá – Portaria

RIO DE JANEIRO (enviar aos cuidados do Instituto Ler é Abraçar)

Rua Pinheiro Machado, 47 – Laranjeiras
Rua Barão de Lucena, 64 – Botafogo

Ficha de voluntário
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Atividades que pode desenvolver:
Tem carro próprio disponível para viagem? ( ) sim ( ) não
Dias disponíveis entre janeiro e fevereiro para subir a serra (por meios próprios):
Dias disponíveis para fazer triagem do material arrecadado:

* Envie a ficha e mensagens para o e-mail: recreacaovoluntaria@gmail.com

Contamos com a sua colaboração para esta campanha de solidariedade.

Assinam:

Ana Karina Brenner (Doutoranda USP)
Daniele Monteiro (Rede Municipal de Educação de São Gonçalo)
Carlos Possat (Engenheiro)
Paulo Carrano (UFF)
Rona Hanning (Instituto Ler e Abraçar)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s