Ensino Médio e Juventudes – Chamada para artigos – Revista Educação & Realidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação
Educação & Realidade

Chamada de Artigos para a Seção Temática ENSINO MÉDIO E JUVENTUDES Educação & Realidade receberá, até 30 de maio de 2015, artigos científicos inéditos para a seção temática ENSINO MÉDIO E JUVENTUDES, que contará com o Editor Convidado Paulo Carrano, professor da Universidade Federal Fluminense e consagrado pesquisador deste tema. A seção pretende divulgar textos qualificados
originados de pesquisas e reflexões teórico-metodológicas consistentes que permitam o diálogo entre autores e público leitor da revista. A expansão das matrículas de ensino médio no Brasil é relativamente recente. A escola de ensino médio, originalmente destinada às elites intelectuais, recebeu, especialmente nas redes públicas, um novo público popular e plural que justifica a utilização da
categoria “juventudes”. As escolas vivem o desafio cotidiano de produzir relações educacionais significativas no âmbito da socialização de conhecimentos, da abertura para experiências, culturas e saberes de seus jovens estudantes e criação de relacionamentos humanizados e democráticos em seus espaço-tempos. O ensino médio é interpelado pela sociedade para que esta etapa da educação básica seja de qualidade e que “produza resultados”. Quais resultados? Quem define que resultado é suficiente ou adequado? Veias abertas ao debate acadêmico que pode influenciar práticas educacionais e a definição de políticas públicas. Ser estudante de ensino médio deveria significar o acesso ao direito às aprendizagens necessárias para uma cidadania plena e também suficientes para a continuidade dos estudos em níveis superiores para os que assim desejarem. É neste sentido que a perspectiva da educação integral se antagoniza com as propostas que retomam antigos dualismos
educacionais tais como a separação entre teoria e a prática, o trabalho intelectual e o manual, ou as que buscam submeter o ensino médio aos ditames do mercado, às especializações precoces, à padronização de currículos e práticas pedagógicas. Estas e outras questões correlatas são expectativas que a revista pretende ver contempladas nesta seção temática. Os artigos, que devem ser submetidos através do site http://educreal.ufrgs.br, na seção Ensino Médio e Juventudes (JUV), deverão seguir as normas da revista e serão avaliados no processo ordinário de Educação & Realidade. Maiores informações encontram-se no site da revista ou podem ser obtidas em contato comeducreal@ufrgs.br.

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