Epistemologia e Educação – Programa do curso – 2015_1

Detalhe em arquitetura de igreja, Córdoba, Argentina.  Foto: Paulo Carrano
Detalhe em arquitetura de igreja, Córdoba, Argentina.
Foto: Paulo Carrano

Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado)

Disciplina: Epistemologia e Educação – Prof.: Dr. Paulo Carrano

E-mail: pc.carrano@gmail.com  ; Blog: https://paulocarrano.wordpress.com ; Página do Grupo de Pesquisa: http://www.uff.br/observatoriojovem; Twitter: @Carrano_uff

Dia e horário: Quarta-Feira – 9:00/12h  – Período: 2015/1 – 60 h/4 créditos

Pasta de Cópias: 141-A – Bloco B – Faculdade de Letras – Campus Gragoatá.  Acesse o programa no formato pdf no link a seguir: Programa_Epistemologia_2015_1

EMENTA: Estudo crítico das teorias do conhecimento. Dimensões histórico-críticas dos pressupostos epistemológicos. Ideologia, objetividade e subjetividade na construção do conhecimento. A problemática epistemológica na educação, sua abordagem nas diferentes perspectivas teórico-filosóficas.

DESENVOLVIMENTO DO CURSO E AVALIAÇÃO:

Os temas do curso serão desenvolvidos através de exposição do professor e diálogo entre os integrantes da turma. Todas as aulas serão ancoradas por leituras prévias de textos obrigatórios. Serão realizadas dinâmicas de trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula.  Considerando o caráter processual da avaliação, para a emissão da nota final serão observados os seguintes elementos: assiduidade, pontualidade, participação na forma de interação oral e leitura dos textos indicados na bibliografia do curso, trabalho de grupo em sala de aula, além de três sínteses escritas individuais sobre cada uma das três unidades do curso.

Formato da síntese: texto individual tratando do conteúdo do curso, considerando os textos lidos e os diálogos em sala de aula; entre 3 e 6 páginas; espaço 1,5.

Cronograma de aulas e conteúdos

1)  18.03

Apresentação do professor, dos estudantes e do desenvolvimento do Curso.

BLOCO I – Ciência e Modernidade – Conhecimento e racionalidade

2)   25.03

TWAIN, Mark. O diário de Adão e Eva. Rio de Janeiro: Ediouro, 1974, 9-31. (Versões on line com aquarelas).

Diário de Adão: http://issuu.com/adelaidefreitas/docs/diario_adao_aguarela

Diário de Eva: http://issuu.com/adelaidefreitas/docs/diario_eva_aguarela

3)   01.04

PESSANHA, José Américo. Filosofia e Modernidade: racionalidade, imaginação e ética. In: 15ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, 1992, Conferências. Porto Alegre: Cadernos Anped, n.º 4, 1993, 7-36. Disponível na Internet: https://paulocarrano.wordpress.com/2015/03/22/texto-da-base-da-aula-de-epistemologia-e-educacao-de-250315/

Consultado em 29.03.2015.

4)   08.04

LEFEBVRE, Henri. Teoria do Conhecimento – Capítulo I. In: Lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, pp 49-89.

5)   15.04

BOURDIEU, Pierre. Os fundamentos históricos da razão. In: Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001,113-156.

6)   22.04

BURKE, Peter. Uma história Social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Edt., 2003, 11-53.

BLOCO II – A representação da sociedade

7)   29.04

GINZBURG, Carlo. Estranhamento: Pré-história de um procedimento literário. In: Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, 15-41.

Vídeo de apoio: Ética das Aparências e Ética das Imagens – Adauto Novaes (concepção e roteiro). Disponível em:
https://paulocarrano.wordpress.com/2014/04/17/etica-das-aparencias-e-etica-das-imagens-adauto-novaes-concepcao-e-roteiro-2/

8)   06.05

BECKER, Howard Saul. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009, 15-77.

9)   13.05

·               MARTINS, José de Souza. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: Sociologia da fotografia da imagem. São Paulo: Contexto, 2008, 33-62.
·               SONTAG, Susan. Na caverna de Platão. In: Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, 11-36.
Leia também: SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. Como pensam as imagens. In: Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

10)  20.05

MENEZES, Paulo. O cinema Documental como Representificação: verdades e mentiras nas relações (im)possíveis entre representação, documentário, filme etnográfico, filme sociológico e conhecimento. In: Escrituras da Imagem. Sylvia Caiuby Peixoto [et al.] (orgs.) – São Paulo: Fapesp: Edusp, 2004, 21-48.

Comentários do professor sobre quatro documentários de pesquisa do Observatório Jovem/UFF:
1.    Bracuí: velhas lutas, jovens histórias (43’ – 2007) – Disponível na internet: http://www.uff.br/observatoriojovem/materia/bracu%C3%AD-velhas-lutas-jovens-hist%C3%B3rias

2.     Jovens do Palácio – cinco caminhos (57’ – 2011) http://www.uff.br/observatoriojovem/materia/jovens-do-pal%C3%A1cio-cinco-caminhos-debate-de-lan%C3%A7amento-e-filme-completo

3.     Uma escola entre redes sociais (22’ – 2013) http://www.uff.br/observatoriojovem/materia/uma-escola-entre-redes-sociais

4.     Jovens fora de série (em fase de produção – 2015) http://www.uff.br/observatoriojovem/materia/pesquisa-jovens-fora-de-s%C3%A9rie-clipe-da-metodologia-qualitativa

11) 27.05

COMOLLI, Jeans-Louis. O futuro do homem? Em torno de O homem com a câmera de Dziga Vertov. In: Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008, 236-259.

Exibição e debate sobre o filme O Homem com a Câmera, de Dziga Vertov, 1929.

Filme disponível na Internet: https://www.youtube.com/watch?v=axosrbPaWcw

Unidade III – Outros territórios – saberes outros

12) 03.06

MOLL, Luis C. A criação de zonas de possibilidades: combinando contextos sociais para a instrução. In: Vigotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica / Luis C. Moll; Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, 314-339.

Leia também:

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Lugares de los saberes: diálogos abiertos. In: Por uma sociologia do presente: ação, técnica e espaço. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, 17-27.

Ribeiro, Ana Clara Torres. Outros territórios, outros mapas. In: OSAL : Observatorio Social de América Latina. Ano 6 no. 16 (jun. 2005 ). Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível na internet:  http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16TRibeiro.pdf Consultado em 27.03.2015.

13)10.06

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. De saberes e de territórios: diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana.  In: GEOgraphia-AnoVIII -N. 16-2006, 41-55.    Disponível na Internet: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/203/195 Consultado em 27.03.2015.

Leia também:

Reguillo, Rossana. Formas del saber. Narrativas y poderes diferenciales en el paisaje neoliberal. In: Cultura y neoliberalismo. Alejandro Grimson (compilador). Buenos Aires: CLACSO, julio de 2007, 91-11-. Disponível na internet: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/grupos/grim_cult/Reguillo.pdf Consultado em 27/03/2015.

14)17.06

CASTRO, Eduardo Viveiros. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. In: o que nos faz pensar n0 18, setembro de 2004, 225-254. Disponível na Internet: http://www.oquenosfazpensar.com/adm/uploads/artigo/perspectivismo_e_multipluralismo_na_america_indigena/n18EduardoViveiros.pdf Consultado em: 28.03.2015

Leia também a entrevista Antropologia renovada com Eduardo Viveiros de Castro. Disponível na internet: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/12/antropologia-renovada/

15) 24.06 – Aula de encerramento

Referências complementares

BECKER, Howard. Representações. In: Segredos e truques de pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007, pp 21-95.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Tomas. Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem moderno. Rio de Janeiro/Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

_________________ A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro, 2ª Ed., 2004.

BERTHELOT, Jean Michel. Os novos desafios epistemológicos da sociologia. SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.o 33, 2000, pp. 111-131. Disponível na internet: https://repositorio.iscte.pt/bitstream/10071/375/1/33.05.pdf ; consultado em 17.02.2014.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados. vol.5 no.11 São Paulo Jan./Apr. 1991. 20p. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340141991000100010&script=sci_arttext
FLAMARION, Ciro. Introdução: uma opinião sobre as representações sociais. In: Representações: contribuição a um debate transdiciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2000, pp 9-39.

LUTFI, E. P.; SOCHACZEWSKI, S; JAHNEL, T.C. As representações e o possível. In: Henri Lefebvre e o retorno à dialética. São Paulo: HUCITEC, 1996, 87-98.

MARTUCELLI, Danilo. Como os indivíduos se tornam indivíduos? Entrevista com Marilia Spósito e Graça Setton. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 247-267, jan./mar. 2013. Disponível na internet: http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/Martucelli_Entrevista_Educacao_e_Pesquisa_2013.pdf . Consultado em 17.02.2014

MARTUCELLI, Danilo. Interculturalidad y globalización: el desafío de una poética de la solidaridad. In: Revista CIDOB D’Afers Internacionals, 73-74, pp. 91-121.

Vídeo deDanilo Martuccelli – Sociologia do Indivíduo e Estrutura Social na América Latina.

Disponível em: http://ufftube.uff.br/video/WK5R1BA36K61/Danilo-Martuccelli–Debate–Sociologia-do-Indiv%C3%ADduo-e-Estrutura-Social-na-Am%C3%A9rica-Latina

MARX, K. & ENGELS, F. A ideologia Alemã. São Paulo: HUCITEC, 1987 (sexta edição).

MIGNOLO, Walter. Herencias coloniales y teorías postcoloniales. Disponível em: http://www.cholonautas.edu.pe/modulo/upload/Mignolo.pdf

MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitative e cultura. Rio de Janeiro/Petrópolis: Editora Vozes, 2005. (Introdução e Conclusão).

SANTOS, Boaventura de Sousa. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: A crítica da razão indolente contra o desperdício da experiência . São Paulo: Cortez, 2000. 55-117.

SANTOS, Boaventura de Souza. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/QgYQ2mNrRjM/UfqFpH9Xy4I/AAAAAAACuR4/aNBiucxTNv4/s1600/boventura.jpg

SONTAG, SUSAN. Olhando o sofrimento dos outros. Lisboa: Ed. Gótica, 2007.

WILLIANS, Raymond. Palavras-Chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

ZANTEN, Agnès van. Saber global, saberes locais: evoluções recentes da sociologia da educação na França e na Inglaterra. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12 [citado  2014-02-18], pp. 48-58 . Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324781999000300004&lng=pt&nrm=iso&gt;. ISSN 1413-2478.

2 comentários em “Epistemologia e Educação – Programa do curso – 2015_1

  1. Bom dia Prof. Paulo Carrano. Eu tenho interesse no Mestrado em Educação da UFF. Sou advogado e tenho forte formação humanista de modo que minhas pesquisas vem se inclinando cada vez mais a área de educação por conta das dificuldades epistemológicas em se construir um conhecimento mais humano. Venho lendo atentamente a obra “Crítica da razão indolente” do Prof. Boaventura de Souza Santos e vejo que minhas indagações vão ao encontro desse autor bem como Chaim Perelman, Hans Georg Gadamer e etc.

    Preciso saber se posso ler esse conteúdo fornecido nesse curso de 2015 para que possa elaborar um projeto de pesquisa fidedigno e útil aos interesses do curso.

    Sem mais, agradeço a atenção.

    Vagner Machado Mendonça

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    1. Vagner, boa noite! Fico feliz em saber de seu interesse pelo nosso curso de Mestrado. Siga em frente! Os autores que citou são relevantes e, sem dúvidas, podem ajudar a organizar o pensamento em direção ao projeto de mestrado. Os textos da bibliografia do Programa pode ajudar, sim. Especialmente se o seu projeto estiver diretamente relacionado com questões de natureza epistemológica. Abraços!

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