Relações em Rede

Por Manoela Andrade

É professor e tem perfil em alguma rede social? Se sim, você já deve ter se questionado se os seus alunos podem ser seus amigos no meio digital.

Recentemente, o Observatório Jovem, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Rio de Janeiro, divulgou o documentário

“Uma escola entre redes sociais”, um dos re- sultados do estudo “Redes Sociais na Escola”, que retrata o cotidiano do uso das redes por docentes e estudantes de uma escola estadual de ensino médio carioca. O coordenador do Observatório Jovem e professor da Faculdade de Educação da UFF, Paulo Carrano, acredita que ainda é necessário fazer novas pesquisas para saber o que as escolas estão fazendo para lidar com esse novo mundo: do jovem que está na sala de aula e conectado.

“A gente não tem um perfil unitário de relacionamento com o mundo das redes sociais. Não dá para dizer que os alunos são hiperconectados, porque são nativos digitais, e que os professores estão atrasados. Encontramos muitos docentes preocupados com essa nova realidade, antenados e procurando conhecer mais e se aproximar dos alunos”, analisa.

***

Acesse abaixo os arquivos com a matéria da Educação em Revista (Publicação do SINEPE/RS – No 109 / Ano XIX / Abril – Maio 2015).

Educação em Revista_capaRelações em rede_pagina1Relações em rede_pagina2.

Fonte: Educação em Revista

Assista ao documentário do Observatório Jovem “Uma escola entre redes sociais”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s