Relações em Rede

Por Manoela Andrade

É professor e tem perfil em alguma rede social? Se sim, você já deve ter se questionado se os seus alunos podem ser seus amigos no meio digital.

Recentemente, o Observatório Jovem, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Rio de Janeiro, divulgou o documentário

“Uma escola entre redes sociais”, um dos re- sultados do estudo “Redes Sociais na Escola”, que retrata o cotidiano do uso das redes por docentes e estudantes de uma escola estadual de ensino médio carioca. O coordenador do Observatório Jovem e professor da Faculdade de Educação da UFF, Paulo Carrano, acredita que ainda é necessário fazer novas pesquisas para saber o que as escolas estão fazendo para lidar com esse novo mundo: do jovem que está na sala de aula e conectado.

“A gente não tem um perfil unitário de relacionamento com o mundo das redes sociais. Não dá para dizer que os alunos são hiperconectados, porque são nativos digitais, e que os professores estão atrasados. Encontramos muitos docentes preocupados com essa nova realidade, antenados e procurando conhecer mais e se aproximar dos alunos”, analisa.

***

Acesse abaixo os arquivos com a matéria da Educação em Revista (Publicação do SINEPE/RS – No 109 / Ano XIX / Abril – Maio 2015).

Educação em Revista_capaRelações em rede_pagina1Relações em rede_pagina2.

Fonte: Educação em Revista

Assista ao documentário do Observatório Jovem “Uma escola entre redes sociais”

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s