Jovens e escola de ensino médio. Relatórios de pesquisa e Publicações (2006-2016)

Paulo Carrano – 21.11.2016

capa_juventude e ensino médioOrganizei nesta postagem coleção de títulos para relatórios de pesquisas, estudos e ensaios tratando da relação dos jovens com a escola de ensino médio. Estes são trabalhos realizados, principalmente, por pesquisadores universitários mas também por investigadores vinculados à organizações sociais e órgãos governamentais. A seleção, não exaustiva, recobre os anos de 2006 e 2016. Com ela pretendo contribuir para a qualificação do debate sobre a reformulação do ensino médio no Brasil, notadamente apresentando trabalhos que tiveram a sensibilidade de realizar a escuta de jovens –  diretamente ou por diferentes métodos que cotejaram suas realidades-, eles e elas, que entendemos serem os principais interessados na mudança e que raramente são considerados nas proposições de mudanças de legislação e reorganização dos sistemas escolares. As pesquisas não deixam, contudo, de expressar uma mediação entre esses jovens habitantes dos cotidianos das escolas e os “tomadores de decisão”. Caso tenha notícia de algum outro estudo na mesma direção do conjunto listado abaixo deixe um comentário com a indicação para que possamos ampliar o leque de trabalhos à disposição dos interessados.

Nota técnica DIEESE As transições escola-trabalho: alguns apontamentos para o debate sobre a reforma do ensino médio – 2016.

Dimensões da experiência juvenil brasileira e novos desafios às políticas públicas / organizadoras: Enid Rocha Andrade da Silva, Rosana Ulhôa Botelho. – Brasília : Ipea, 2016. 329 p.

Juventude e escola de nível médio: um olhar sobre a produção discente nos programas de pós-graduação em educação e ciências sociais (2007 – 2013). Material de subsídio à produção dos indicadores de qualidade na educação – ensino médio.

Juventude e ensino médio : sujeitos e currículos em diálogo / Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Carla Linhares Maia, organizadores. – Belo Horizonte : Editora UFMG, 2014. 339 p. : il.

10 desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos / [coordenação Mário Volpi, Maria de Salete Silva e Júlia Ribeiro]. – 1. ed. – Brasília, DF: UNICEF, 2014.

Boletim. Uma Publicação do Participatório-Observatório. Participativo da Juventude da Secretaria Nacional de Juventude/SNJ e do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada /IPEA nº 1 | ano 1 | agosto de 2014

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno II : jovem como sujeito do ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [organizadores : Paulo Carrano, Juarez Dayrell]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013. 69p. : il.

O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola. Projeto de pesquisa desenvolvido pelo CEBRAP com o apoio da Fundação Victor Civita – Junho de 2013. Apresentação da pesquisa. 

O nível socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras Relatório   do   Projeto   de   Pesquisa. Grupo   de   Avaliação   e Medidas     Educacionais     (GAME)     da UFMG.   2012.

Pesquisa “Diálogos com o Ensino Médio – Relatório Final” – 2010 (Observatório da Juventude/UFMG – Observatório Jovem/UFF)

O campo de estudos de juventude no Brasil – Estado do Conhecimento (1999-2006). – 2009.

Evasão escolar no ensino médio público e admissão de jovens no primeiro emprego formal – 2008 E 2009. Rio como Vamos. 2010.

A crise de audiência no ensino médio – Todos pela Educação. 2008

Que Ensino Médio Queremos? Ação Educativa. Relatório de Pesquisa. 2007.

Ensino médio noturno : democratização e diversidade / coordenação nacional Sandra Zákia Lian Sousa, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Valéria Virgínia Lopes. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.140 p.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s